Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Musica Italiana Clássicos - Domenico Modugno (Italian Music)

Das antigas este é un dos cantores que eu mais gosto, todo mundo já deve ter ouvido uma canção dele porém, nunca deve ter ligado o  nome a pessoa...

Nel blu dipinto di Blu (Volare) é uma canção conhecidissima, é quase como se fosse o hino da Itália. Aqui em Santa Felicidade todo os anos nas festas, este clássico faz parte dos grupos folclóricos que se apresentam.

Domenico Modugno (Polignano a Mare, 9/1/1928 — Lampedusa, 6/08/1994)
Em 1958 venceu o famoso Festival de San Remo com a canção Nel blu dipinto di blu, conhecida vulgarmente como "Volare". Esta canção tornou-se um marco da música italiana da época, sendo conhecida em todo o mundo. (ver meu comentário acima hehehe)

Neste mesmo ano, Modugno venceu três prêmios "Grammys", com a canção do ano, melhor interpretação masculina e melhor disco.  Em 1959 venceu o Festival de San Remo com Piove - Ciao Ciao Bambina. Pela terceira vez, em 1962 ganhou em San Remo com a música Addio Addio.

Em 1966, novamente recebe o primeiro lugar no Festival, juntamente com Gigliola Cinquetti, com Dio como ti amo.

Nos anos 80 por problemas de saúde, Domenico Modugno abandonou a carreira artística. Na metade da década de 80, Modugno entra para a política tornando-se o Presidente do Partido Radical Italiano.

A música Piange il Telefono (o telefone chora) a versão que todos conhecem é a em português cantada por diversos cantores de música Raiz como por exemplo, Lourenço e Lourival ver abaixo as duas versões.


A versão de Nel blu dipinto di blu pelo Gipsy Kings também é matadora!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário